segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Notícia

Uso Excessivo do Celular Pode Afetar Fertilidade Masculina

Uma nova pesquisa estadunidense sugere que as horas gastas diariamente ao telefone celular podem prejudicar a fertilidade do homem. Durante o estudo, cientistas da Cleveland Clinic associaram o uso do aparelho à qualidade do espermatozóide de seus pacientes.

A quantidade de tempo gasto por dia ao celular influenciaria diretamente a produção do esperma, diminuindo a quantidade e aumentando a porcentagem de sêmen anormal. Teme-se que a energia eletromagnética do telefone possa prejudicar ainda mais o organismo, danificando o DNA, por exemplo.

Os pesquisadores, no entanto, ainda relutam em fazer conclusões apressadas. Segundo Ashok Agarwal, principal autor do estudo, os resultados demonstram uma associação entre o alto uso da telefonia móvel e a baixa qualidade do esperma, mas ainda não comprovam uma relação de causa e efeito.

Amostras de sêmen de 361 homens foram analisadas para a pesquisa, assim como os hábitos dos pacientes ao celular. Embora não existam conclusões definitivas, constatou-se que os indivíduos que usavam o aparelho por mais de quatro horas diárias eram os mais afetados.

http://www.clevelandclinic.org/reproductiveresearchcenter/docs/agradoc239.pdf

Nenhum comentário: