terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Notícia

Mensagens de Celular Influenciam Gênero Literário no Japão

Histórias curtas, muitas vezes contando com a interatividade dos leitores, tornaram-se mania entre os usuários de telefonia móvel no Japão. Os keitai shosetsu, “romances de celular” em japonês, já ultrapassaram as telinhas e originaram diversos best-sellers impressos no país – cinco das dez obras de ficção mais vendidas no primeiro semestre de 2007 se enquadram no rótulo -, criando um novo estilo de literatura.

Os autores das obras, geralmente amadores, utilizam diálogos e parágrafos reduzidos. As narrativas curtas servem para que o texto se adéqüe ao formato do celular. Entre os adeptos deste novo segmento, é notória a quantidade de jovens, em sua maioria alunas do ensino médio e mulheres na faixa dos 20 anos. As histórias, originalmente baixadas pelo telefone, também podem ser lidas na internet.

Além de inspirar livros de verdade, as obras podem chegar aos cinemas. Koizora, romance que vendeu mais de 1,3 milhões de exemplares no formato livro, deve ser transformado em filme. O alarde é tanto, que já existe até um “Prêmio Para Romances de Celular do Japão”, cuja última edição teve dois mil concorrentes.

Tanta movimentação é vista com cautela por autores mais tradicionais. As breves narrativas não seriam capazes de descrever as cenas, ambientar os enredos e desenvolver as personagens de maneira eficaz. A suposta precariedade literária não é, entretanto, um empecilho para que um novo filão de entretenimento seja explorado e possa se tornar um chamariz para o hábito da leitura.

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