terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Notícia

Vício em Tecnologia Pode Prejudicar Vida Social e Profissional

Estudos recentes demonstram que atividades como conferir mensagens em telefones celulares, Blackberries e e-mail, entre outros, podem tornar-se um vício. Ansiedade e problemas sociais, incluindo afastamento da família, são alguns dos sintomas do viciado em tecnologia.

Em pesquisa desenvolvida pela Universidade de Northampton, na Grã-Bretanha, cientistas analisaram os hábitos de 360 pessoas. 33% demonstraram sofrer distúrbios comportamentais ao lidar com dispositivos eletrônicos e alguns alegaram acordar diversas vezes durante a noite para checar mensagens.

Comparados aos sintomas do vício em álcool e drogas, os efeitos da dependência do uso de aparatos tecnológicos afetam a vida social do indivíduo. Concentração no trabalho e tempo gasto com a família podem ser prejudicados por uma estatística ascendente. De acordo com o Internet/Computer Addiction Services dos EUA, 10% dos 189 milhões de usuários da rede no país sofrem de dependência.

Cada vez mais acessíveis e portáteis, os apetrechos tecnológicos estão presentes na rotina da população mundial. Se sua funcionalidade é inegável, a atitude das pessoas em relação aos aparelhos é que deve ser mais comedida. Segundo comunicado da estadunidense Menninger Clinic, especializada em vícios, uma conversa “cara a cara” pode ser mais eficaz do que um assunto tratado via MSN, por exemplo.

Nenhum comentário: